Cuidados dietéticos no doente oncológico

Cuidados dietéticos no doente oncológico

Cuidados dietéticos nos distúrbios gastrointestinais e comprometimento da ingestão alimentar no doente oncológico“ é o tema de mais um seminário na sequência do Projeto “Qualidade de Vida até ao Final” – desenvolvido no Instituto Piaget de Viseu e vencedor do Orçamento Participativo Jovem de Viseu 2017 – e também integrado nas comemorações do 40.º aniversário do Instituto Piaget.

O evento – com entrada livre, mediante inscrição – terá lugar no próximo dia 6 de julho, no Campus de Viseu, das 10:00 às 12:00 horas e será lecionado pela Dr.ª Ana Isabel Ferreira, nutricionista no Hospital CUF de Viseu e docente da unidade curricular “Nutrição Artificial e Suporte Nutricional”, da Licenciatura em Ciências da Nutrição.

A doença oncológica e os tratamentos a ela associados refletem-se frequentemente na deterioração do estado nutricional, em consequência da diminuição da ingestão alimentar causada por limitações de diversa natureza, diminuição da absorção e aproveitamento dos nutrientes, ou das necessidades nutricionais e energéticas aumentadas.

A prevenção da deterioração do estado nutricional ou a recuperação do mesmo é um desafio constante para o doente e seus familiares, requerendo estratégias que promovam a ingestão alimentar e o aproveitamento dos alimentos.

 

Destinatários

  • Estudantes e profissionais de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Medicina, doentes oncológicos, seus familiares, cuidadores e outros interessados na temática.

 

Objetivos

Este curso tem como objetivo principal contribuir para a otimização do estado nutricional dos doentes oncológicos. Tem como objetivos específicos:

  • informar os participantes das causas que podem comprometer o estado nutricional;
  • sugerir estratégias para melhorar as condições que podem levar à deterioração do estado nutricional;
  • promover a degustação de alguns alimentos preparados com o fim de responder às necessidades nas diversas situações apresentadas.

 

Programa

  •  Alterações no trânsito intestinal: diarreia e obstipação
  • Outros distúrbios gastrointestinais: flatulência, distensão abdominal e inflamação das mucosas
  • Comprometimento da ingestão alimentar: náuseas, vómitos, anorexia, disfagia

 

Informações

 

Inscrição

Erro: Formulário de contacto não encontrado.