Objetivos

Atualmente, o envelhecimento demográfico constitui um importante desafio de caráter social, económico, político, entre outros, com implicações no exercício profissional dos técnicos cuja intervenção se centra, em particular, nos cuidados de saúde dos gerontes.

O aumento da esperança média de vida sublinha a necessidade de uma atualização profissional permanente, não só em termos dos cuidados especializados, mas também na otimização de recursos/estratégias de prevenção, tratamento e reabilitação de patologias cuja prevalência tem vindo a aumentar.

A pós-graduação em Cuidados de Saúde ao Geronte pretende proporcionar os recursos necessários para proporcionar o melhor tratamento e cuidados de saúde especializados para a população idosa.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

if_3_avatar_2754579

Coordenador

Coordenador
Pós-Graduação em Cuidados de Saúde ao Geronte
UC – 1º Semestre
          CH
 ECTS

Cuidados de Saúde ao Geronte no Domicílio e na Comunidade

 20 T
2

Diagnóstico e Intervenção Psicossocial na Comunidade

 20 T
2

Envelhecimento e Enquadramento Jurídico

 20 T
2

Equipamentos, Respostas Sociais e Inovação Social para Idosos

 30 T
3

Gerontologia e Geriatria

 30 T
3

Gestão de Regimes Terapêuticos

 30 T
3

Liderança e Gestão de Equipas

 20 T
2

Necessidades Básicas, Atividades de Vida Diária e Autonomia Funcional

 20 T
2

Patologia no Idoso

 40 T
4

Seminários I: Gestão Estratégica de Serviços e Pessoas

 30 SE
3

Seminários II

 20 SE
2

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, TC- Trabalho de Campo, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso nas pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal na área da Saúde e/ou Ciências Humanas e Sociais.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Cuidados de Saúde ao Geronte, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Cuidados de Saúde ao Geronte conferirá as competências necessárias para intervir mais eficazmente na prestação de cuidados geriátricos e gerontológicos; gerir e coordenar projetos na vertente dos cuidados de saúde ao geronte; estimular a formação, investigação, supervisão/orientação de outros profissionais neste âmbito.

Saídas profissionais

Ao realizar a Pós-Graduação, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções em instituições e serviços de saúde públicas e privadas; unidades e serviços de cuidados primários e comunitários; autarquias, juntas de freguesias, estruturas residenciais para idosos e outras entidades públicas e empresariais privadas, no domínio da terceira idade.

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

 

Duração: 8 meses

A pós-graduação em Cuidados de Saúde ao Geronte está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia, direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime a distância.

A pós-graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a Pós-Graduação em Psicogerontologia, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo, o aluno obtém uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma pós-graduação.

 

Área de estudo

  • Ciências da Saúde

FAZ A TUA PRÉ-CANDIDATURA JÁ!