Objetivos

Atualmente o envelhecimento demográfico constitui um importante desafio de caráter social, económico, político, entre outros, com implicações no exercício profissional dos técnicos de saúde cuja intervenção se centra, em particular, na população idosa. Estas intervenções podem ser facilitadas se os prestadores de cuidados tiverem as competências para acompanhar os idosos e as suas famílias.

Esta dupla Pós-Graduação visa proporcionar os conhecimentos e competências para a prestação do melhor tratamento e cuidados de saúde especializados à população idosa e promover a qualidade da intervenção dos profissionais que trabalham com idosos e suas famílias, a partir dos contributos da psicologia aplicada ao envelhecimento, através do desenvolvimento de competências para a prestação de cuidados orientada para o bem-estar e qualidade de vida do geronte e família.

Available at

Vila Nova de Gaia / Oporto

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordinator
Post-Graduate Course in Health Care for the Elderly and Psychogerontology

Bruno Alves

Coordinator
Post-Graduate Course in Health Care for the Elderly and Psychogerontology
UC – 1st Semester           CH  ECTS

Physical Activity , Nutrition and Leisure

 20 T 2

Health Care to the Elderly at Home and in the Community

 20 T 2

Diagnosis and Psychosocial Intervention in the Community

 20 T 2

Diagnosis and Psychosocial Intervention in the Elderly and Family

 20 T 2

Aging and Legal Framework

 20 T 2

Equipment, Social Responses and Social Innovation for the Elderly

 30 T 3

Spirituality, Grief and Adjustment to Longevity

 20 T 2

Gerontology and Education

 20 T 2

Gerontology and Geriatrics

 30 T 3

Therapeutic Regimes Management

 30 T 3

Leadership and Team Management

 20 T 2

Basic Necessities, Activities of Daily Living and Functional Autonomy

 20 T 2

Pathology in the Elderly

 40 T 4

Psychology of Aging

 20 T 2

Mental Health and Psychopathology

 30 T 3
Seminars I: Strategic Management of Services and People  30 SE 3

Seminars II

 20 SE 2

Occupational Therapy and Active Aging

 20 T 2

UC – Curricular Unit | CH – Workload | ECTS – ECTS Credits | T – Theoretical | PL – Practical and Laboratory | TP – Theoretical/Practical | SE – Seminar/Internship | OT – Tutorial

Requisitos de acesso

O ingresso nas pós-graduações pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal na área da saúde e/ou ciências humanas e sociais, nomeadamente médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

 

Pós-Graduação em Cuidados de Saúde ao Geronte

Para a conclusão da Pós-Graduação em Cuidados de Saúde ao Geronte, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Cuidados de Saúde ao Geronte conferirá as competências necessárias para intervir mais eficazmente na prestação de cuidados geriátricos e gerontológicos, assim como para gerir e coordenar projetos na vertente dos cuidados de saúde ao geronte.

Pós-Graduação em Psicogerontologia

Para a conclusão da Pós-Graduação em Psicogerontologia, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 créditos ECTS obrigatórios. A Pós-Graduação em Psicogerontologia conferirá as competências necessárias para avaliar o impacto dos fenómenos do envelhecimento no ciclo de vida da pessoa e família; diferenciar os processos de desenvolvimento normal e patológico; distinguir os processos de saúde e adaptação à terceira idade; conceber e implementar projetos no domínio da psicogerontologia; desenvolver programas de intervenção para a promoção da saúde mental do geronte.

Saídas profissionais

Ao realizar ambas as Pós-Graduações, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções em instituições e serviços de saúde públicas e privadas; unidades e serviços de cuidados primários e comunitários; autarquias, juntas de freguesias, estruturas residenciais para idosos e outras entidades públicas e empresariais privadas no domínio da terceira idade.

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

 

Duração: 8 meses

A pós-graduação em Cuidados de Saúde ao Geronte e Psicogerontologia está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia, direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime a distância.

As pós-graduações podem ser frequentadas em conjunto. Deste modo, os diplomados adquirem uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma única pós-graduação.

A ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia alarga, assim, a sua oferta formativa de pós-graduações para profissionais de saúde e de áreas afins, tornando possível a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente.

É também possível frequentar apenas uma destas Pós-Graduações:

  • Cuidados de Saúde ao Geronte
  • Psicogerontologia

 

Área de estudo

  • Ciências da Saúde

QUESTIONS? SEND S A MESSAGE!