Horário Diurno (08H00–15H00)
Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget
- Registo n.º R/Cr 38/2022 de 09 de junho de 2022
- 2 Anos / 4 Semestres
Acesso a outros ciclos
Os titulares de um diploma técnico superior profissional podem candidatar-se a um 1.º ciclo de estudos (Licenciatura) através do concurso especial (alínea c) do número 2 do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 113/2014, de 16 de julho.
Área científica
213 – Audiovisuais e produção dos media
Regras de avaliação
A avaliação dos estudantes visa apurar o seu aproveitamento em termos da evolução dos conhecimentos e da aquisição de competências definidos no programa das unidades curriculares.
A avaliação em cada unidade curricular pressupõe métodos e instrumentos adequados aos seus objetivos, características e conteúdos ministrados, sendo realizada de acordo com o Regulamento de Frequência e Avaliação em vigor. Em termos gerais, existem duas modalidades de avaliação: a avaliação contínua em que se avalia toda a prestação do estudante ao longo do semestre/trimestre/ano – participação nas atividades realizadas na unidade curricular, trabalhos individuais e em grupo, provas orais e escritas, entre outros; e a avaliação por exame, a qual avalia apenas a prestação do estudante no exame realizado.
Saídas profissionais
Os Técnicos de Animação, Modelação e Desenho Digital podem desempenhar as seguintes funções:
- Conceber e desenvolver conteúdos em espaços digitais;
- Conceber e desenvolver conteúdos para diferentes ambientes digitais;
- Planear, desenhar e modelar animações digitais, capazes de retratar emoções e comportamentos humanos;
- Planear, conceber e desenhar animações digitais multimédia;
- Desenvolver conteúdos digitais recorrendo a diferentes técnicas de design e de programação para diferentes ambientes e plataformas;
- Conceber e construir personagens em formatos 2D e 3D adequados a conteúdos ou animações digitais;
- Conceber e construir narrativas, cenários e storyboards atrativos e criativos.
Estatuto profissional
A qualificação permite o acesso à profissão de Técnico de Animação, Modelação e Desenho Digital.
UC – 1º Ano | CH | ECTS |
Desenho e Representações Gráficas | 10 TP | 40 P | 5 |
Introdução à programação | 18 TP | 42 P | 5 |
Álgebra | 72 TP | 5 |
Ferramentas de Edição | 10 TP | 40 P | 5 |
Design de Interfaces | 20 TP | 40 P | 5 |
Multimédia e Aplicações | 20 TP | 50 P | 6 |
Motores e Ambientes para Desenvolvimento de Videojogos | 20 TP | 40 P | 5 |
Computação Humano-Máquina | 30 TP | 30 P | 5 |
Inglês Técnico | 40 TP | 4 |
Guião e Narrativas Digitais | 10 TP | 40 P | 5 |
Efeitos Visuais para Jogos | 10 TP | 40 P | 5 |
Comunicação Vídeo e Áudio | 10 TP | 40 P | 5 |
UC – 2º Ano | CH | ECTS |
Animação Digital 3D | 50 P | 5 |
Modelação 3D | 10 TP | 50 P | 5 |
Programação com Objetos | 14 TP | 36 P | 6 |
Computação Móvel | 10 TP | 40 P | 5 |
Linguagem Visual | 10 TP | 40 P | 4 |
Design de Comunicação | 10 TP | 40 P | 5 |
Estágio | 20 TP | 600 E | 30 |
Legenda: T- Teórica, P- Prática, TP – Teórica/Práticas, SE- Seminário/Estágio, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS
Requisitos de Acesso
O ingresso no Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) pode ser realizado através de um dos seguintes contingentes:
- Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
- Aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas, para o curso em causa, nos termos do Decreto–lei n.º 64/2006, de 21 de março;
- Titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior;
- Através do concurso Mudança de Par Instituição/Curso.
Obtenção de Diploma
A conclusão do CTeSP em Animação, Modelação e Desenho Digital confere um Diploma de Técnico Superior Profissional, através de um plano curricular constituído por 120 créditos ECTS obrigatórios.