Campus de Silves vai acolher unidade de cuidados integrados de saúde mental e multiusos

Campus de Silves vai acolher unidade de cuidados integrados de saúde mental e multiusos

No âmbito das comemorações dos 20 anos do Instituto Piaget de Silves, foi assinado um protocolo de colaboração entre o Instituto Piaget e a IPSS Amigos dos Pequeninos de Silves que prevê a cedência de espaços no campus académico para a criação de uma unidade de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental e um espaço Multiusos.

Esta parceria prevê a criação de um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), de uma residência de apoio máximo para a infância e a adolescência e de outra residência para adultos. Ambas as residências estarão integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) para a Saúde Mental. No total, prevê-se que sejam criados 70 postos de trabalho, muitos dos quais especializados, podendo as novas infraestruturas acolher até 62 utentes nas diferentes respostas sociais.

“Esta parceria representa uma verdadeira sinergia entre a academia e a prestação de serviços de saúde diferenciados na região, ao permitir a criação de novas respostas sociais, nomeadamente no domínio da deficiência”, explica Nelson Sousa, diretor do Instituto Piaget de Silves.

Acresce que o projeto permitirá também criar espaços de aprendizagem para os estudantes da Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Silves, no âmbito dos ensinos clínicos, saídas profissionais e outros contextos.

A efetivação da parceria só foi possível com os apoios do Município de Silves, no âmbito da alteração do direito de superfície anteriormente atribuído, para viabilizar esta nova valência de utilidade pública, bem como da Segurança Social e da ARS Algarve.

A data de conclusão de todas as valências do projeto está prevista para 2027, permitindo criar respostas sociais que são atualmente muito deficitárias, tanto na região como no país em geral.