Objetivos

A Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde procura proporcionar formação diferenciada a profissionais do sector da saúde, para o desempenho de funções de gestão, direção ou coordenação de unidades e serviços de saúde. Em particular, pretende consolidar um quadro de referência conceptual e metodológico que permita uma intervenção prática eficaz, através de técnicas e instrumentos específicos de gestão e administração, no contexto das organizações da saúde.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

if_9_avatar_2754584

Ana Teixeira

Coordenadora
Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde
if_3_avatar_2754579

José Alves

Coordenador
Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde
UC – 1º Semestre
          CH
 ECTS

Economia da Saúde

 20 T
2

Fundamentos do Comportamento Organizacional

 20 T
2

Gestão da Qualidade em Saúde

 20 T
2

Gestão de Projetos

 10 T | 10 TP
2

Gestão Estratégica e Marketing de Serviços

 30 T
3

Liderança e Gestão de Equipas

 20 T
2

Logística em Unidades de Saúde

 20 T
2

Metodologia de Investigação

 20 T
2

Princípios de Administração e Gestão das Organizações

 20 T
2

Princípios de Contabilidade, Fiscalidade e Auditoria em Unidades de Saúde

 20 T
2

Seminários I: Gestão Estratégica de Serviços e Pessoas

30 SE
3

Seminários II: Gestão de Recursos Humanos em Serviços de Saúde

30 SE
3

Sistemas e Políticas de Saúde

 20 T
2

Tecnologias e Sistemas de Informação

 20 T
2

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, TC- Trabalho de Campo, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal na área da saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde; licenciados em áreas da gestão, economia e direito.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 31 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde conferirá as competências necessárias para integrar e articular grupos de trabalho pluridisciplinares; administrar e gerir unidades de saúde numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decisão e de avaliação do seu impacto no sistema de saúde; integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas; desenvolver uma perspetiva integrada da realidade interna e do contexto social e económico em que se insere o Sistema de Saúde; estimular a formação, investigação, supervisão/orientação de outros profissionais neste âmbito.

Saídas profissionais

Ao realizar a Pós-Graduação os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções como administradores ou gestores de unidades de saúde públicas e privadas, assim como em empresas públicas ou privadas, órgãos de administração central e local na área da saúde.

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

 

A Pós-graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins.

A Pós-Graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo obtém uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma pós-graduação.

 

Área de estudo

  • Gestão e Administração

 

FAZ A TUA PRÉ-CANDIDATURA JÁ!