A Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde procura proporcionar formação diferenciada a profissionais do sector da saúde, para o desempenho de funções de gestão, direção ou coordenação de unidades e serviços de saúde. Em particular, pretende consolidar um quadro de referência conceptual e metodológico que permita uma intervenção prática eficaz, através de técnicas e instrumentos específicos de gestão e administração, no contexto das organizações da saúde.

Esta pós-graduação é acreditada pela Ordem dos Enfermeiros.

Disponível em

Vila Nova de Gaia

Ana Ribas

Ana Ribas

Coordenadora

Bruno Alves

Coordenador

Disponível em

Viseu

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

  • Duração: 8 meses
  • Créditos: 33 ECTS
  • Regime: B-learning
  • Acreditada pela Ordem dos Enfermeiros: 3,5 CDP

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Viseu

  • Duração: 8 meses
  • Créditos: 33 ECTS
  • Regime: B-learning

A Pós-graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde está incluída na oferta formativa das ESS Jean Piaget de V. N. de Gaia e Viseu direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins.

Esta pós-graduação é acreditada pela Ordem dos Enfermeiros.

Pós-graduação dupla

Em V. N. Gaia, esta pós-graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo, os diplomados adquirem dois diplomas, um por cada pós-graduação, durante o mesmo número de meses em que frequentariam uma única pós-graduação.

Área de estudo

  • Gestão e Administração

Saídas profissionais

Ao realizar a Pós-Graduação os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções como administradores ou gestores de unidades de saúde públicas e privadas, assim como em empresas públicas ou privadas, órgãos de administração central e local na área da saúde.

UC – Anual           CH  ECTS

Economia da Saúde e Finanças

 20 T 2

Fundamentos do Comportamento Organizacional

 20 T 2

Gestão da Qualidade em Saúde

 20 T 2

Gestão Estratégica e Marketing de Serviços 

 20 T 2

Governação Clínica

 20 T 2

Investigação e Métodos Estatísticos 

 30 T 3

Liderança e Gestão de Equipas

 20 T 2

Logística em Unidades de Saúde

 20 T 2

Planeamento e Gestão de Projetos

 16 T | 4 TP 2

Princípios de Administração e Gestão das Organizações

 20 T 2

Seminários I: Gestão Estratégica, Comunicação e Ética Organizacional

 40 S 4

Seminários II: Gestão de Recursos Humanos, Contratualização e Direito em Saúde

40 S 4

Sistemas e Políticas de Saúde

 20 T 2

Tecnologias e Sistemas de Informação

 20 T 2

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, TC- Trabalho de Campo, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal na área da saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde; licenciados em áreas da gestão, economia e direito.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 33 créditos ECTS obrigatórios.

A Pós-Graduação em Administração e Gestão de Unidades de Saúde conferirá as competências necessárias para integrar e articular grupos de trabalho pluridisciplinares; administrar e gerir unidades de saúde numa perspetiva de otimização e racionalização dos recursos; melhorar a capacidade de decisão e de avaliação do seu impacto no sistema de saúde; integrar, motivar, organizar e dirigir pessoas; desenvolver uma perspetiva integrada da realidade interna e do contexto social e económico em que se insere o Sistema de Saúde; estimular a formação, investigação, supervisão/orientação de outros profissionais neste âmbito.

V. N. Gaia

  • Quinta e sexta-feira: 18H00–22H00;
  • Sábado: manhã e tarde;
  • Preferencialmente no último fim de semana do mês são aulas presenciais obrigatórias para quem opta pela avaliação continua;
  • As avaliações serão online ou presenciais.

Viseu

  • Sexta-feira: 18H00–22H00;
  • Sábado: 09H00-13H00 e 14H00-18H00;
  • As avaliações serão presenciais.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!