Pró-Inclusão distingue presidente do Campus de Almada no seu 8º Congresso
A Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, parceira institucional do Piaget em múltiplas ações, realizou nos passados dias 18, 19 e 20 de julho, em Lisboa, o seu 8º Congresso Internacional. O tema escolhido para a iniciativa foi “50 anos após abril: Diversidade, Equidade e Inclusão”.
No último dia, realizou-se uma sessão onde foram homenageadas, com a Medalha de Mérito, profissionais que, reconhecidamente, apresentam um percurso profissional e/ou de vida dedicado à Educação, em geral, e à Inclusão, Equidade e Direitos Humanos, em particular.
Entre as personalidades homenageadas contou-se a nossa professora Clementina Nogueira, docente e presidente do Campus Universitário de Almada.
No seu discurso de agradecimento, a Prof. Clementina Nogueira enalteceu o trabalho que a Pró-Inclusão tem vindo a realizar, tendo frisado a gratidão pela atribuição da Medalha de Mérito que considerou como uma homenagem ao Instituto Piaget e ao seu trabalho no âmbito da Educação mais do que a si própria.
Entre as homenageadas estiveram também as personalidades brasileiras Carina Alves, presidente do Instituto Incluir, psicóloga, escritora, poetisa e ativista social, e a professora Sónia Lopes Victor, vice-reitora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Do lado português, foram ainda distinguidas as especialistas na área da Educação Carlinda Leite, professora emérita da Universidade do Porto e antiga diretora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP), e Teresa Leite, professora coordenadora (aposentada) na Escola Superior de Educação de Lisboa.
No encerramento do Congresso da Pró-Inclusão estiveram presentes várias figuras conceituadas da área da educação, como o professor António Sampaio da Nóvoa e David Rodrigues, membro do Conselho de Educação de Portugal e fundador da Pró-Inclusão.
Ao longo dos anos, têm-se multiplicado as parcerias ao nível da formação entre a Pró-Inclusão e o Instituto Piaget, designadamente em Almada, através da participação de docentes e estudantes do Piaget nas formações promovidas pela associação e a participação de associados da Pró-Inclusão nas formações da academia. A associação tem ainda colaborado como consultora para questões relacionadas com a educação especial.