Objetivos

O Curso de Especialização em Fisioterapia no Desporto tem como principal objetivo dotar os Fisioterapeutas de conhecimentos, competências e recursos adequados a uma atuação global do atleta, desde a melhoria da performance e gesto técnico à prevenção e recuperação eficiente de lesões desportivas.

Este curso pretende desenvolver competências avançadas no treino desportivo, através da otimização da performance física e metodologia do treino, com o objetivo de restaurar a função e desempenho desportivo ótimo, em atletas de todas as idades e modalidades.

Disponível em

Viseu

Sandra Gagulic

Coordenadora

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em Viseu

Duração: 7 meses

A intervenção do fisioterapeuta ao nível do desporto assume cada vez maior importância na realidade nacional, não só ao nível do desporto federado, mas também de lazer.

O incentivo à prática de exercício e atividade física é uma das prioridades ao nível dos agentes políticos para os próximos anos. Assim, à medida que a participação em atividades desportivas ou de lazer aumenta, também a incidência de lesões associadas terá tendência para aumentar.

A prevenção de lesões envolve uma atuação nos três níveis de cuidados, onde o Fisioterapeuta deve intervir. A prevenção primária tem como objetivo evitar a ocorrência de lesões; a secundária, a promoção de uma recuperação total, de forma a evitar lesões associadas; e a intervenção terciária tem como objetivo evitar a repetição de lesões (Petridou, 2001).

Os fisioterapeutas são profissionais de primeiro contacto, inseridos numa equipa multidisciplinar, apresentando competências baseadas no raciocínio clínico e conhecimento da evidência atual, de forma a realizar um diagnóstico funcional e implementar um plano de intervenção na população em geral ou em grupos específicos (ER-WCPT, 2003).

De acordo com a Federação Internacional de Fisioterapeutas no Desporto (IFSP, 2000), a atuação do fisioterapeuta ao nível do desporto requer uma especialização, de forma a desenvolver comportamentos profissionais, nesta área de intervenção, sendo, por isso, necessário o desenvolvimento de conhecimentos teórico-práticos e atitudinais específicos (Bulley, 2004).

Área de estudo

  • Fisioterapia

Saídas profissionais

Os detentores do certificado de Pós-Graduação em Fisioterapia no Desporto poderão desempenhar funções em clubes desportivos federados e não federados de todas as modalidades, ginásios e health-centers, bem como em clínicas privadas, atuando na promoção da performance desportiva, prevenção de lesões e retorno à atividade mais rápido e eficaz, na ocorrência de lesões desportivas.

UC            CH  ECTS
Desenvolvimento profissional  25 TP 4
Biologia do esforço e biomecânica do desporto 10 T; 40 TP 4
Avaliação funcional 10 T; 20 TP; 20 PL 6
Prática clínica e intervenção em fisioterapia no desporto 10 T; 30 TP; 10 PL 8
Otimização do desempenho desportivo/performance 10 T; 25 TP 4
Ciências aplicadas à fisioterapia no desporto  18 T 4

Legenda: T- Teórica; TP- Teóricas/Práticas, PL-Práticas e Laboratório, OT- Orientação Tutorial, TC- Trabalho de Campo, UC – Unidade Curricular, CH Carga Horária, ECTS – Créditos ECTS

Requisitos de acesso

O ingresso na pós-graduação pode ser realizado por detentores do grau de Licenciado, ou equivalente legal, em Fisioterapia.

Poderão ser admitidos outros candidatos detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que tenha sido reconhecido, pelo Conselho Técnico-científico, como atestando capacidade para a realização deste curso.

Obtenção de Diploma

Para a conclusão da Pós-Graduação em Fisioterapia no Desporto, o estudante deverá cumprir um plano curricular constituído por 30 ECTS obrigatórios.

O curso de Pós-graduação é lecionado por um corpo de especialistas de reconhecido mérito científico nacional e internacional.

Ricardo Vieira é licenciado em Fisioterapia, Master em técnicas Osteopáticas do aparelho locomotor pela Universidade Pontificia de Salamanca; Pós-graduação em fisioterapia Invasiva. Fundador, CEO e Fisioterapeuta de um gabinete de fisioterapia focado na prática privada sobretudo no utente com patologia Musculo-Esquelética e Performance Desportiva – EMOV. Coordenador da Equipa Clínica e Fisioterapeuta da equipa profissional de futsal do Viseu 2001.


Lucas Brink Carvalho tem uma licenciatura em Fisioterapia – Universidade de Aveiro; Mestrado Integrado em Medicina – Universidade do Algarve; Pós graduação – Especialização, Medicina Desportiva – faculdade de medicina da Universidade do Porto; Health Foundations e Complex Clinical Management – University of Southampton; Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde – Universidade Nova de Lisboa [2018-2019]. Fisioterapeuta no Desporto em contexto amador e profissional, em várias modalidades (futebol, futsal, natação, downhill bike, ballet, atletismo, andebol). Colaborador da Football Medicine – responsável pelo projeto 2The ABC of Football Medicine”.
Fisioterapeuta em prática privada em contexto musculoesquelético.


Pedro Sousa é Licenciado em Fisioterapia, Master of Science – Physiotherapy; ESS – Porto; MBA, Porto Business School – University of Porto; PhD student in Management, Faculdade de Economia do Porto – University of Porto; Co-Founder & Consultant; Invited Lecturer; Escola Superior de Saúde Santa Maria, Porto, Blue Physio Consultoria; Invited Lecturer
Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa; Escola Superior de Saúde do Vale do Ave.


Pedro Maciel Barbosa é PhD em Saúde Pública – Instituto de saúde Pública da Universidade do Porto; Licenciado em Fisioterapia; Fisioterapeuta Especialista da Unidade local de Saúde de Matosinhos; Membro do Concelho geral da Ordem dos Fisioterapeutas; Coordenador do Grupo de trabalho Fisioterapia e Saúde Pública; Membro do Conselho de Administração – Fundação para a Saúde – SNS; Professor e Investigador.


Bruno Rodrigues é licenciado em Fisioterapia; Mestre em Treino de alto Rendimento – faculdade de Motricidade Humana; Pós graduação em Strength & Condition – Faculdade de Motricidade Humana; Fisioterapeuta Federação Portuguesa de Remo; Fisioterapeuta Clínica Pedro Malta; Coordenador Clínico União desportiva da Tocha.


João Carmo é licenciado em Fisioterapia; Master em Técnicas Osteopáticas del Aparato Motor; Certificado em Osteopatia – Escola de Osteopatia de Madrid; Fisioterapeuta Associação académica de Coimbra – Rugby; Fisioterapeuta e Osteopata Clube Desportivo de Tondela; Fisioterapeuta e Osteopata da FisioPatelar.


Nuno Tavares é licenciado em Fisioterapia; Mestre em Especialização do Movimento Humano; PhD Student em Fisioterapia: Diplomado em Osteopatia – Escola de Osteopatia de Madrid; Coordenador Clínico Physio Mondego; Acompanhamento clínico de instituições desportivas nomeadamente Federação Portuguesa de Judo; Federação Portuguesa de ténis de mesa e Associação académica de Coimbra; Professor Assistente Convidado Instituto Politécnico de Coimbra.


Baltazar Moutela é licenciado pela ESTES de Coimbra; Fundador e sócio-gerente da Fisiomanual; Várias formações em Intervenção Musculo-esquelética e Terapia Manual (Membro da Sociedade Ortopédica Dr. Cyriax, Conceito de Mulligan, Dorn Therapy, Bowen Therapy, Stretching Global Activo de P. Suchard, Movimento Normal de Bobath, Exploração Ecográfica segundo conceito Ana de Groot e MUTherapy, Expert de Neuromodulação Não-Invasiva NESA); Orientador de Estágio da ESSUA (Aveiro), ESALD (IP de Castelo Branco) e ESTeS Coimbra; Professor Convidado na UC de Fisioterapia no Desporto (4º ano) da ESSUA.


Sérgio Frades é licenciado em Fisioterapia; Licenciado em Psicologia; Diplomado em Osteoetiopatia entre outras; Professor Assistente Convidado; Fisioterapeuta Fisiovida; Fisioterapeuta do Clube de Futebol de Famalição; Fisioterapeuta da seleção acional de futsal masculino.

TENS DÚVIDAS? ENVIA-NOS UMA MENSAGEM!