40 anos do Piaget celebrados no Encontro da Educação

40 anos do Piaget celebrados no Encontro da Educação

O Encontro de Educação, que assinalou o encerramento das comemorações dos 40 anos do Instituto Piaget, decorreu na sexta feira e sábado passados, no campus de Almada, em ambiente de festa e de homenagem a algumas das personalidades que mais marcaram a história da Instituição.

O evento, com o tema Abordagem Transdisciplinar e Poética da Educação, contou com a participação de personalidades nacionais e internacionais de grande relevo nas áreas da Educação, Sociologia e Filosofia, como Edgar Morin, Henri Atlan, Britt-Mari Barth, Jérôme Bindé, David Rodrigues, Gabriela Azevedo e Castro, Estela Rodrigues e Adelina Gimeno, entre muitos outros.

As intervenções focaram-se nas novas abordagens multidisciplinares e holísticas, que marcam e continuarão a marcar as melhores práticas educativas do século XXI.

O evento serviu também para assinalar os 30 anos do Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa, com a publicação do seu XVIII volume, com o título “A poesia é uma coisa que não é a mesma coisa mas é igual”, e a presença de alguns dos pequenos autores (agora bem mais crescidos) que contribuíram para este projeto absolutamente único no panorama da Lusofonia e extremamente raro a nível mundial.

Houve ainda lugar à justa homenagem a Edgar Morin, um amigo de sempre do Instituto Piaget, que dará, a partir de agora, o seu nome à Aula Magna do campus universitário de Almada.

O evento foi concluído com uma outra homenagem, inevitável, ao inspirador, fundador e atual presidente desta instituição – António de Oliveira Cruz – com a evocação do seu notável percurso de vida, em todas as suas diversificadas facetas.