Entrevista: Dinis Maia, licenciado em Enfermagem “Temos de saber ser, saber estar e saber fazer”

Dinis Maia foi aluno de Enfermagem, no Instituto Piaget de V.N. Gaia.

Atualmente, trabalha como enfermeiro no serviço de Ortopedia, do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Foi no Instituto Piaget que conseguiu as competências que o faz ser é um profissional de sucesso na sua área. 

Quando decidiu frequentar um curso superior o que esteve na base da sua escolha? 

Sempre gostei de ajudar as pessoas mais debilitadas, e por isso decidi envergar pelo curso de enfermagem. Esta licenciatura permitiu-me fazê-lo de uma forma tecnicamente desenvolvida.

E por que optou pelo Instituto Piaget para o fazer?

Optei pelo Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia , não só por ser pioneiro na região, como também pelas boas referências que me facultaram a nível de docentes.

Para além disso, os colegas do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros incentivam-me a escolher esta instituição.

Que vantagens teve em tirar o curso nesta Instituição? Teve algum constrangimentos?

Durante a licenciatura, o  Instituto Piaget proporcionou-me estágios em locais muito conceituados, e de acordo com as minhas escolhas. 

Os constrangimentos foram os que geralmente uma licenciatura acarreta, como um orientador mais exigente, ou até um colega com uma personalidade diferente da nossa. Nada de anormal, para uma licenciatura. 

Após terminar o curso fiquei colocado no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho/EPE. Trabalho no serviço de Ortopedia 5 há nove anos.

Que mensagem gostava de deixar aos nossos alunos da Licenciatura em Enfermagem? E aos alunos que optam agora pelo Ensino Superior?

Um enfermeiro vale-se pelos princípios pelo qual o próprio se rege. Por isso, tenho como objetivo ser um elemento que se adapta à equipa multidisciplinar, para que tudo funcione pela positiva. 

Já tive o prazer de orientar alunos da instituição no serviço de Ortopedia e de realizar Workshops de Ortopedia na instituição. Sendo assim, cito uma frase que me foi muitas vezes proferida no Instituto Piaget para todos os alunos: “Temos de saber ser, saber estar e saber fazer”.