Pós-graduação e Formação Avançada

Gestão de Serviços Gerontogeriátricos e Psicogerontologia

8 meses

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

A pós-graduação em Gestão de Serviços Gerontogeriátricos e Psicogerontologia está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime a distância.
 
As pós-graduações podem ser frequentadas em conjunto. Deste modo, os diplomados adquirem uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma única pós-graduação.
 
A ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia alarga, assim, a sua oferta formativa de pós-graduações para profissionais de saúde e de áreas afins, tornando possível a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente.
 
É também possível frequentar apenas uma destas Pós-Graduações:

Objetivos educativos:

Atualmente o envelhecimento demográfico constitui um importante desafio de caráter social, económico, político, entre outros, com implicações no exercício profissional dos técnicos cuja intervenção se centra, em particular, à população idosa. Este envelhecimento demográfico lança, também, novos desafios aos profissionais que têm responsabilidade na administração e gestão dos serviços no âmbito da geriatria e gerontologia, no sentido da garantia da qualidade dos serviços prestados.

Com esta Pós-Graduação dupla, pretende-se desenvolver um quadro de referência conceptual e metodológico que permita uma intervenção prática eficaz, através de técnicas e instrumentos específicos de gestão e administração, no contexto das organizações dos serviços Gerontogeriátricos. Aliado a este quadro, pretende-se desenvolver e aprofundar os conhecimentos e competências para intervir com os idosos e suas famílias, através do conhecimento das implicações psicológicas dessa fase do ciclo de vida para a compreensão do desenvolvimento normal ou patológico e dos processos de saúde e adaptação.

Perfis de saída:

Ao realizar ambas as Pós-Graduações, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções em instituições e serviços de saúde públicas e privadas, unidades e serviços de cuidados primários e comunitários; autarquias, juntas de freguesias, estruturas residenciais para idosos e outras entidades públicas e empresariais privadas no domínio da terceira idade.