Pós-graduação e Formação Avançada

Cuidados Intensivos e Intervenção em Situações de Emergência Médica e Catástrofe

7 meses

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

A pós-graduação em Cuidados Intensivos e Intervenção em Situações de Emergência Médica e Catástrofe está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins, sendo lecionada parte da formação em regime presencial e outra parte em regime a distância.

As pós-graduações podem ser frequentadas em conjunto. Deste modo, os diplomados adquirem uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma única pós-graduação.

A ESS Jean Piaget/ Vila Nova de Gaia alarga, assim, a sua oferta formativa de pós-graduações para profissionais de saúde e de áreas afins, tornando possível a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente.

É também possível frequentar apenas uma destas Pós-Graduações:

Objetivos educativos:

O principal objetivo da medicina intensiva e em situações de emergência ou catástrofe passa por curar, tratar ou cuidar de pessoas em risco de vida. O cuidado à pessoa em situação crítica pode ser entendido como um conjunto de conhecimentos, habilidades e competências práticas, fundamentadas em recomendações e algoritmos, estruturadas em boas práticas clínicas que, por sua vez, deverão ser baseadas na melhor evidência científica.

Em particular, pretende-se:

  • Conferir os conhecimentos, aptidões e competências necessárias para a prestação diferenciada de cuidados aos doentes em risco de vida ou estado crítico.
  • Competências e saberes diferenciados, em termos técnicos e científicos, para dar uma resposta adequada em situações de emergência ou catástrofe, em contexto hospitalar e pré hospitalar.

Perfis de saída:

Ao realizar ambas as Pós-Graduações, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções em unidades de cuidados intensivos ou outras com doentes críticos ou urgentes, em hospitais ou clínicas, públicas ou privadas, coordenando e organizando os seus serviços e respostas.