Pós-graduação e Formação Avançada

Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários

8 meses

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

A Pós-graduação em Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários está incluída na oferta formativa da ESS Jean Piaget de Vila Nova de Gaia direcionada para profissionais de saúde e de áreas afins.

A Pós-Graduação pode ser frequentada isoladamente ou em conjunto com a Pós-Graduação em Cuidados Paliativos e Continuados, possibilitando a realização de duas pós-graduações em áreas complementares, simultaneamente. Deste modo obtém uma certificação dupla, durante o mesmo número de meses em que frequentaria uma pós-graduação.

Objetivos educativos:

Os cuidados de saúde primários atravessam um momento de reestruturação, crescimento e afirmação enquanto pilar de base dos cuidados de saúde em Portugal.

Conscientes dos novos desafios emergentes relacionados com reformas em implementação nesta área do cuidar, importa apostar numa formação diferenciada dos profissionais de saúde, no sentido de estes desenvolverem competências, de forma mais autónoma, em intervenção comunitária e cuidados de saúde primários. O plano de estudos da Pós-graduação em Intervenção Comunitária e Cuidados de Saúde Primários integra unidades curriculares com conteúdos diversificados e orientados para as questões práticas da gestão e organização dos cuidados de saúde primários e da intervenção comunitária, complementadas por um ciclo de seminários temáticos atuais, que permitirá uma análise profunda da realidade particular que torna este sector da saúde único.

Este curso pós-graduado pretende contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na perspetiva da formação dos profissionais interessados na intervenção comunitária e nos cuidados de saúde primários.

Perfis de saída:

Ao realizar a Pós-Graduação, os diplomados ficarão aptos para desempenhar funções em unidades e serviços de cuidados primários e comunitários; autarquias, juntas de freguesias, escolas e outras entidades no domínio da saúde pública.