LICENCIATURA 1º ciclo

Ciências da Nutrição

4 anos / 8 semestres • Total = 240 Créditos ECTS

ISEIT — Ensino Universitário em Viseu

R/A - Cr 58/2012, 15 de junho. Despacho n.º 8491/2012, de 25 de junho.

Objetivos educativos:

Conferir ao estudante conhecimentos e competências que permitam ao futuro profissional intervir na promoção da saúde e na prevenção da doença através de aconselhamento e educação alimentar, terapêutica nutricional, gestão da alimentação de grupos, controlo da qualidade e segurança alimentar, inovação de métodos e técnicas, conceção, organização e gestão de soluções alimentares, apoio à decisão sobre políticas de alimentação e investigação.

Capacitar o futuro profissional para intervir em áreas diversas (saúde, desporto, escolar, restauração, instituições de solidariedade social, produção e distribuição de alimentos, e autarquias), decorrentes de planos em intervenção em saúde pública e considerando a Política Alimentar e Nutricional. Habilitar o estudante para o exercício profissional autónomo, científica e tecnicamente rigoroso, respeitando os princípios éticos fundamentais e a deontologia profissional. Promover o desenvolvimento da investigação e produção científica na área.

Saídas profissionais:

Os diplomados em Ciências da Nutrição poderão desempenhar as funções de aconselhamento e educação alimentar, promovendo a saúde e prevenindo a doença; de terapêutica nutricional; de implementação de planos alimentares individuais ou coletivos; de controlo da qualidade e segurança alimentar e de organização e gestão de soluções alimentares em hospitais, centros de saúde, clínicas, instituições de apoio social, hotéis, restaurantes e outras instituições.

Estatuto profissional:

A qualificação é reconhecida pela Ordem dos Nutricionistas. O título profissional de Nutricionista requer inscrição na Ordem dos Nutricionistas.