Formação e Valorização Profissional

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

Educação e Aprendizagem de Adultos

Emergente no contexto da sociedade de conhecimento, esta formação enquadra a Educação de Adultos no paradigma da Aprendizagem ao Longo da Vida, com o intuito de encorajar o formando a construir conhecimentos no que concerne a políticas, processos e práticas educativas no âmbito da educação de adultos. Nesse sentido, os recursos metodológicos e científicos facultados pretendem capacitar para a conceção, implementação e avaliação de projetos de intervenção no âmbito da Educação e Aprendizagem de Adultos. No contexto português, os já conhecidos deficits educacionais da população adulta, em termos de habilitações literárias, qualificação profissional, exercício de cidadania e da participação cultural, justificam a necessidade de formação de profissionais no âmbito das Ciências Sociais e Humanas e Ciências da Educação para potencializar o estímulo à participação e envolvimento dos adultos portugueses em atividades de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Objetivos educativos

Com esta formação pretende-se promover a apropriação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que permitam aos futuros profissionais intervir na construção e análise de planos de educação/ formação de adultos.

Definem-se como objetivos específicos:

  • Analisar critica e reflexivamente as principais correntes teóricas da educação/ formação de adultos e os conceitos mais relevantes nelas inscritos.
  • Compreender a dinâmica estrutural e conjuntural dos principais momentos da história da educação/ formação de adultos.
  • Dissertar acerca do estado atual da problemática da educação/ formação de adultos à luz do paradigma da aprendizagem ao longo da vida.
  • Identificar as diferentes propostas de educação de adultos, designadamente em termos da evolução das modalidades em contexto nacional.
  • Contrapor potencialidades e limitações das intervenções educativas dirigidas a adultos.

Destinatários

Estudantes e profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saúde e Ciências da Educação e outros interessados.

Programa

Data: 13/03/2017–5/03/2017

Horário: 40 horas (online)


  1. Evolução histórica, aspetos concetuais e modelos teóricos de Educação de Adultos no âmbito da Aprendizagem ao Longo da Vida.
  2. Políticas de Educação de Adultos em Portugal — evolução histórica das políticas públicas em educação de adultos, atores, lógicas e instrumentos.
  3. Intervenções educativas dirigidas a adultos