Formação e Valorização Profissional

Escola Superior de Saúde Jean Piaget em V. N. Gaia

Psicologia Positiva e Promoção do Bem-estar

Um dos desafios que nos últimos se tem colocado à Psicologia prende-se com a compreensão dos aspetos não patológicos do funcionamento da personalidade ou, dito de outro modo, com a análise das potencialidades humanas e com as condições que sustentam o funcionamento ótimo de pessoas, grupos e instituições. Este novo foco de interesse, consubstanciou-se num movimento designado por Psicologia Positiva, hoje solidamente edificado, quer no contexto europeu, quer à escala planetária, granjeando a atenção dos investigadores e profissionais nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, Ciências das Saúde e Ciências da Educação.

O Bem-estar, denominado por alguns de felicidade, é um dos constructos centrais e amplamente retratados do domínio da Psicologia Positiva. A sua complexidade e caráter multifacetado tem permitido a construção de modelos e teorias para a sua compreensão, ao mesmo tempo que incentiva os especialistas a concetualizar e implementar intervenções dirigidas à sua promoção. As potencialidades destas intervenções são particularmente interessantes face ao cenário de mudança, incerteza e imprevisibilidade que pauta a vivência quotidiana e que podem colocar em risco o bem-estar enquanto finalidade última da existência humana.

A ação de formação, ministrada em regime de e-learning, estrutura-se num sistema de gestão de aprendizagem por tópicos de estudo, planeados segundo um modelo pedagógico ativo, centrado no estudante, na acessibilidade e na construção social de saberes.

Objetivos educativos

  • Descrever a emergência Psicologia Positiva no âmbito da Psicologia.
  • Analisar o bem-estar enquanto constructo teórico central da Psicologia Positiva, assim como os fatores que nele interferem.
  • Reconhecer a aplicabilidade das intervenções promotoras do bem-estar no âmbito da Psicologia Positiva em diferentes campos de intervenção, contextos e populações.

Destinatários

Estudantes e profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Saúde e Ciências da Educação e outros interessados.

Programa

Data: 16/01/2017–11/03/2017

Horário: 40 horas (online)


  1. Psicologia Positiva: definição, génese e evolução histórica
  2. O bem-estar subjetivo como componente da psicologia positiva
  3. Fatores associado ao Bem-estar: cognitivos, afetivos e contextuais
  4. Intervenções no âmbito da Psicologia Positiva para a promoção do Bem-estar