Pós-graduação e Formação Avançada

Gestão, Comunicação e Animação de Centros de Recursos/Bibliotecas Escolares

6 meses • Total = 35 Créditos ECTS

Escola Superior de Educação Jean Piaget em V. N. Gaia

Registo de Acreditação para ano letivo 2014/2015: CCPFC/CFE-2965/14

A pós-graduação em Gestão, Comunicação e Animação de Centros de Recursos/Bibliotecas Escolares possui características que vão ao encontro das necessidades sentidas pelos professores e das atuais exigências da Escola. Por um lado, cria condições para o desenvolvimento de competências técnicas na área da comunicação educacional mediatizada e, por outro lado, contribui para a aquisição de conhecimentos que possibilitem a gestão e organização da informação e o planeamento e dinamização de atividades no âmbito dos centros de recursos multimédia/bibliotecas escolares, no sentido de contribuir ativamente para a promoção da literacia informacional nas Escolas.

Objetivos educativos:

Pretende-se, assim, com esta pós-graduação:

  • Formar quadros especializados que possam exercer funções no âmbito da gestão de centros de recursos educativos/bibliotecas escolares.
  • Proporcionar aos docentes de todos os níveis de ensino uma formação adequada na área da comunicação educacional, tendo em vista a mediação da leitura e a promoção da literacia informacional.
  • Proporcionar uma abordagem teórico-prática que facilite a utilização da tecnologia multimédia como elemento comunicativo centrado na aprendizagem, de forma a contribuir para os processos de inovação educacional, em articulação com o projeto educativo da escola.

Perfis de saída:

Conhecimentos e competências para o exercício de funções na área da Comunicação Educacional e da Gestão da Informação, nomeadamente no âmbito de Centros de Recursos Educativos e Bibliotecas Escolares.

Estatuto profissional:

Formação Especializada na área da Comunicação e Animação de Bibliotecas e Centros de Recursos, para educadores de infância, professores do ensino básico e secundário profissionalizados e com pelo menos 5 anos de serviço docente.

A realização desta pós-graduação confere a atribuição de 35 pontos, para efeito de candidatura ao cargo de professor bibliotecário, de acordo com a Portaria 756/2009, de 14 de julho.