Escolas

Campi

As áreas de intervenção do Instituto Piaget foram sendo consolidadas ao longo de quase 30 anos de trabalho constante. Hoje são visíveis através das suas Escolas Superiores de Educação, Escolas Superiores de Saúde, Institutos Universitários e Edições Piaget em Portugal, e ainda pelas Universidades Jean Piaget em África.

Estes estabelecimentos de ensino superior organizados em Campus, construídos em regiões periféricas e do interior do país, obedecem a um propósito claro: contribuir para a criação de competências humanas e de actividades nas zonas onde intervém, como um passo essencial para diminuir a desertificação humana e a exclusão, e no sentido de um desenvolvimento equitativo de povos e nações.

Em Portugal

Actualmente, em território nacional, estão em funcionamento:

  • 4 Escolas Superiores de Educação Jean Piaget
  • 3 Institutos Universitários – ISEIT
  • 4 Escolas Superiores de Saúde Jean Piaget

Cada um destes estabelecimentos de ensino tem autonomia, dispondo do seu próprio conselho científico e pedagógico. Esta autonomia é, naturalmente, enquadrada por orientações comuns, procurando-se que cada curso tenha um plano curricular comum a todas as escolas em que é leccionado.

ESE - Escolas Superiores de Educação Jean Piaget

Almada, Viseu, Vila Nova de Gaia, Macedo de Cavaleiros

São estabelecimentos de ensino superior politécnico instituídos nos termos do Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo e destinados à formação de professores para os diferentes ciclos de ensino, e para as áreas da intervenção social e cultural.

As ESE organizam e ministram cursos de ensino superior politécnico, promovem e acções de investigação e outras acções conducentes aos objectivos dos seus projectos pedagógicos e de serviço às comunidades envolventes; realizam cursos de especialização, de actualização de conhecimentos e outros que possam contribuir para o desenvolvimento das regiões envolventes.

Os Institutos Universitários – ISEIT

Almada, Santo André, Viseu

Têm por objectivo o ensino universitário nos domínios das artes, das ciências aplicadas e tecnológicas, das ciências sociais e humanas, da formação complementar e avançada e de extensão de conhecimentos.

Os ISEIT têm ainda como objectivo promover investigação transdisciplinar e aplicada, como processo de desenvolvimento do seu pessoal docente, reforçando o propósito da formação de quadros especializados e contribuindo para fortalecer capacidades e estruturas de apoio a outras actividades empresariais.

Com estes propósitos o Instituto Piaget equipou os seus Campus universitários com os recursos técnicos e laboratoriais adequados às licenciaturas que os Institutos Universitários disponibilizam.

ESS - Escolas Superiores de Saúde

Macedo de Cavaleiros, Silves, Vila Nova de Gaia e Viseu

As Escolas Superiores de Saúde Jean Piaget são estabelecimentos de ensino superior politécnico, instituídos nos termos do Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo, que organizam e ministram cursos superiores na área das tecnologias da saúde, como enfermagem, fisioterapia ou análises clínicas, entre muitos outros, realizam cursos de especialização e de actualização de conhecimentos e colaboram em projectos de desenvolvimento ao nível da formação e da investigação na área de saúde, com outras entidades públicas e privadas.

África

Universidades Jean Piaget

De acordo com uma política de afirmação da Língua Portuguesa no mundo e de cooperação no espaço da CPLP, e acreditando na formação de uma nova geração de pessoas e povos, o Instituto Piaget alarga a sua acção a África onde estabelece um papel importante no desenvolvimento do ensino superior e na formação de quadros.

O Instituto Piaget criou de raiz as Universidades Jean Piaget em Cabo Verde, Angola e Moçambique, construindo as instalações e criando os recursos necessários para uma formação superior de qualidade, apostando na formação dos seus quadros e contribuindo efectivamente para uma melhoria das condições de vida daquelas populações.

Em Angola, Cabo Verde e Moçambique o Instituto Piaget disponibiliza formação universitária em áreas tão diversas como a Engenharia, o Ensino e a Medicina, contribuindo para a criação de uma nova bolsa de quadros capazes de liderar os processos de construção e de desenvolvimento nos seus países

  • Em 1999 Universidade Jean Piaget de Angola
  • Em 2001 Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
  • Em 2002 Universidade Jean Piaget de Moçambique.