APDES

A APDES – Agência Piaget para o Desenvolvimento – é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2004 para promover o desenvolvimento integrado. Trabalha com comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de melhorar o acesso à saúde, ao emprego e à educação, capacitando as populações e reforçando a coesão social.

A APDES serve-se de uma matriz de INVESTIGAÇÃO-AÇÃO centrada, por um lado, na compreensão e na reflexão crítica sobre a realidade social e, por outro lado, na intervenção nos processos de mudança.

  • Privilegia METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS, reconhecendo, envolvendo e coresponsabilizando os diferentes atores sociais na condução dos processos de desenvolvimento.
  • Adopta uma INTERVENÇÃO DE PROXIMIDADE, implicada com as populações e com os territórios e atuando nos próprios contextos de vida.
  • Implementa PRINCÍPIOS DE CIDADANIA capacitando e dando voz às populações e promovendo a mobilização social, em prol de uma democracia viva, participativa e crítica.
  • Promove medidas de AÇÃO POLÍTICA com o intuito de influenciar as agendas políticas da cidadania e do desenvolvimento territorial, em permanente diálogo com a sociedade civil.
  • Integra sistematicamente na sua atuação mecanismos de AVALIAÇÃO de desempenho e de impactos sobre o trabalho que realiza.
  • Procura uma ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR aos fenómenos sociais.

Atualmente trabalham na APDES cerca de 50 colaboradores de áreas tão diversas como a Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Antropologia, Enfermagem, Biologia, Economia ou Gestão.

visite o site »